Quem acabou com os mamutes?

248447_50123

Não foram os caçadores. Foi a mudança do clima

Os humanos, como se sabe, estão destruindo o planeta, sua flora, fauna e esgotando os recursos naturais, com um comportamento suicida. Mas a mudança do clima já tinha provocado desastres muito antes de estarmos envolvidos. É muito provável que tenha sido ela, e não as lanças dos caçadores, que levou os mamutes à extinção. Eram os maiores mamíferos da Terra, com 5 metros e altura e peso entre 15 e 20 toneladas.

Existe a crença de que caçadores do Pleistoceno levara à extinção de parte da megafauna do planeta, há 11.000 anos. Mas uma alternativa passou a ocupar seu lugar com avanço nos registros do paleoclima: a mudança rápida do clima pode ter sido a responsável. Um estudo publicado semana passada na Science oferece mais detalhes.

Com o uso de registros do paleoclima e análise de DNA, a equipe de pesquisadores descobriu que eventos curtos e rápidos de aquecimentos no Pleistoceno (60.000 a 12.000 anos) coincidiram com mortes em massa da espécie. Humanos podem ter dado os últimos toques.

Até recentemente, paleontologistas dependiam de registros fósseis e geológicos para estudar a ascensão e queda dos grandes mamíferos. Mas, recentemente, a capacidade de extração e sequenciamento de DNA de tempos pré-históricos teve um grande avanço, dando a cientistas uma ferramenta poderosa de investigação.

É claro que se pode dizer que isso não passa de evidência de que mudanças abruptas do clima e extinções de espécies são fenômenos naturais do clima, e foram mesmo, em grande parte do curso da história. Agora, são humanos que provocam as alterações, e isto pode nos dizer algo sobre nosso futuro. Pode ser difícil perceber o que está acontecendo ao nosso redor, mas em algumas regiões do planeta o aquecimento induzido pelo homem ocorre com a mesma velocidade.

O estudo é o primeiro a ligar eventos específicos do clima com o fim localizado da megafauna. Foram selecionados períodos específicos e de curto prazo que podiam envolver aumentos de temperaturas de até 1.6ºC em décadas. De acordo com os autores, estas alterações tiveram um efeito na vegetação, e a megafauna não conseguiu se adaptar rápido o bastante.

Deixe um comentário